Seu negócio local precisa de mais clientes? Precisa de uma estratégia comprovada de como anunciar no Facebook?

Neste artigo, vou descrever três níveis diferentes de anúncios do Facebook que sua empresa local deve usar e aprenderá quais tipos de conteúdo e campanha funcionam melhor em cada nível.

Você também encontrará conselhos específicos para aplicar e atrair novos clientes, criar sua oferta e converter clientes antes não convertiam imediatamente.

Nº 1: ANUNCIAR NO FACEBOOK NO TOPO DO FUNIL PARA EDUCAR SEU PÚBLICO

O nível um dessa estratégia de como anunciar no Facebook está no topo do funil e se concentra na educação, construção de público e engajamento. É uma das partes mais importantes da sua estratégia de anúncios, mas costuma ser esquecido.

Do mesmo modo, se sua empresa está em um mercado local, você tem um grupo finito de pessoas a quem pode servir. Algumas dessas pessoas estarão procurando uma empresa como a sua, mas a maioria não.

Em qualquer mercado, geralmente há cerca de 3% da população pronta para comprar o que você tem. No entanto, normalmente há outros 15% que precisam do que você tem e estão abertos para comprar de você, mas eles simplesmente não sabem ainda ou não estão prontos para puxar o gatilho.

A maioria dos proprietários de empresas concentra-se nos 3% que estão prontos para comprar. No entanto, esses outros 15% são essenciais para o seu negócio e eles normalmente não estão animados, engajados ou nutridos por um longo prazo. É para isso que o nível um foi projetado.

Bem como em suas campanhas publicitárias de nível um de anúncio no Facebook, você deseja se concentrar principalmente em educar seu público – não apenas em sua indústria, produtos/serviços ou negócios, mas também nos tópicos que se relacionam diretamente com seu negócio.

SEGUE UM BOM EXEMPLO…

Por exemplo, recentemente estive conversando com o proprietário de uma escola de artes marciais que veiculava anúncio no Facebook estritamente sobre uma oferta. Por um longo tempo, ele obteria ótimos resultados logo de cara, mas eles sempre diminuiriam em um ou dois meses. A razão é que as pessoas que estavam comprando estavam prontas para matricular seus filhos. 

Mas o que não estava acontecendo era que o anúncio focado na oferta não criava demanda para a escola.

A melhor maneira de criar demanda é primeiro identificar os diferentes avatares que sua empresa atende. A escola anunciava para os pais, mas nem todos os pais são iguais. Eles têm filhos de diferentes idades, o que afetará a maneira como eles recebiam as ofertas.

Em seguida, pense sobre o motivador principal para as pessoas comprarem de você.

Nesse caso, qual é o principal motivador para as pessoas inscreverem seus filhos numa escola de artes marciais? Vamos nos concentrar em três grupos diferentes de pais que podem comprar:

  • Pais que já sabem que é algo que desejam experimentar;
  • Os pais que sabem que seus filhos precisam de uma atividade ou esporte. Eles não estão necessariamente pensando em Karatê, Judô ou outra categoria, mas estariam dispostos a inscrever seus filhos se vissem o como isso impactaria na vida de seus filhos;
  • Pais que não estão necessariamente pensando em esportes e atividades, mas têm um filho e se preocupam com o bem-estar, a mentalidade e os níveis de atividade física dessa criança.

Dentro desses três grupos, há também uma variedade de subconjuntos, como pais de meninas em vez de pais de meninos e pais de crianças pequenas em oposição a pais de crianças mais velhas. Às vezes, eles respondem a uma mensagem semelhante, mas na maioria das vezes, não.

PORTANTO, A QUESTÃO É: COMO VOCÊ ATRAI ESSES DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS QUE COMPRARIAM POR DIFERENTES MOTIVOS?

Em outras palavras, as campanhas de anúncios de nível um nesta estratégia de anúncios do Facebook são projetadas para eliminar a estratégia de tamanho único. Eles também são voltados para o envolvimento com a comunidade que você atende e para a construção do conhecimento da marca.

Mesmo as pessoas que ainda não estão pensando no seu negócio, podem pensar em você um dia. Para a escola de karatê, talvez haja um casal que vê seu conteúdo, mas ainda não tem um filho. Talvez daqui a alguns anos, eles o farão.

Nesse ponto, o casal já saberá sobre a escola de karatê e sua proposta de venda única. Eles vão se lembrar de como a escola se esforça para educar as pessoas e apoiar a comunidade.

Para atingir todos esses objetivos com suas campanhas publicitárias de nível um no Facebook, você pode usar três tipos diferentes de conteúdo: vídeo, conteúdo de blog e postagens sociais envolventes.

ANUNCIAR NO FACEBOOK COM VÍDEOS

Eu recomendo que você faça uso do vídeo do Facebook porque é mais barato e mais eficaz. As pessoas desejam assistir a um vídeo por mais tempo do que costumam ler. Além disso, você também pode dizer mais em um curto período de tempo com um vídeo do que em uma postagem escrita.

Seus anúncios de nível um no Facebook não são projetados para gerar leads diretamente, então você não quer gastar muito dinheiro, mas deseja obter o máximo impacto.

Outro benefício do vídeo é que você pode criar públicos personalizados com base nos vídeos que alguém assiste e por quanto tempo os assiste.

Esses três grupos de pais que acabamos de mencionar podem não responder todos ao mesmo vídeo.

O grupo de pais que se preocupa com o bem-estar do filho, mas não tem conhecimento sobre Karatê, pode acabar assistindo a um vídeo que fala sobre como aumentar a atividade física e a saúde mental do filho.

Se eles estão assistindo ao vídeo, a escola de karatê sabe que eles se preocupam com o bem-estar de seus filhos. E o vídeo conscientizou esses pais de que o bem-estar físico e mental estão diretamente ligados ao karatê.

OUTRO TIPO DE PAI…

Para os pais que estão pensando em inscrever seus filhos em algum tipo de atividade, mas o karatê não está no radar, a escola pode criar um vídeo focando em por que o karatê é o esporte ideal para as crianças melhorarem sua disciplina e clareza mental.

Essas são pessoas que podem não ter tido karatê em seu radar, mas agora têm.

Para o terceiro grupo de pais que já sabem sobre karatê, é melhor usar o vídeo para diferenciar os processos da escola e o que eles fazem como um negócio para convencer esses pais a trabalharem com eles especificamente.

Em negócios locais, uma proximidade muito próxima de sua localização é frequentemente importante para clientes em potencial.

Mas se você conseguir construir uma base forte de seguidores – pessoas que são envolventes, gratas pelo conteúdo que você fornece e dispostas a impulsionar ainda mais – isso, no final das contas, aumentará seu grupo potencial de clientes em potencial.

ENVOLVIMENTO NAS POSTAGENS DO FACEBOOK

O terceiro tipo de conteúdo de nível um é uma postagem envolvente num anúncio no Facebook. Esses tipos de postagens precisam construir uma base de engajamento por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Certifique-se de que as pessoas entendam exatamente o que sua empresa faz e o que o torna excelente. Você pode usar uma postagem antes e depois ou perguntar aos usuários se eles preferem isso ou aquilo.

É simples, mas as pessoas vão comentar. E, desde que sua postagem esteja diretamente ligada ao que sua empresa faz, você ainda está desenvolvendo o conhecimento da marca.

Para objetivos de campanha de nível um, você normalmente usará visualizações de vídeo para seus vídeos, tráfego para suas postagens de blog e engajamento para suas postagens sociais. Você verá o custo por ThruPlay para o seu vídeo, o custo por clique para as suas postagens no blog e o custo por engajamento para as suas postagens no Facebook.

Nº 2: ANUNCIAR NO FACEBOOK PARA APRESENTAR SUA OFERTA

As campanhas de anúncios de nível dois são baseadas em seu pixel do Facebook e são todas sobre sua oferta. É a forma como seus produtos e serviços são empacotados e apresentados para que alguém se envolva, aceite e converta.

A escola de karatê dá às pessoas o primeiro mês de graça junto com um incrível uniforme de karatê. Isso é tudo que eles precisam oferecer para realmente envolver esses clientes em potencial.

Os tipos de objetivos de campanha que você usará neste nível podem ser o objetivo de geração de leads para formulários de leads, conversões, tráfego pago ou mensagens do Facebook, se você estiver usando a geração de leads do Messenger.

Você também pode pensar em fazer anúncios no Google Ads. Veja um pouco sobre isso, clicando neste link.

Seu foco no nível dois deve ser em conversões, custo por lead e custo por evento (como alguém agendando uma aula de introdução para a escola de karatê, uma ligação ou um compromisso).

Os tipos de anúncios do Facebook que você apresenta neste nível dependem do que acontece no nível um.

CONTINUANDO…

O tipo de pai ligado ao bem-estar consumiu conteúdo sobre isso, então a escola de karatê sabe que isso é importante para eles. A oferta deve ser apresentada de uma forma que conecte os pontos. A mensagem e o palavreado devem falar sobre o bem-estar da criança. Ao apresentar a oferta, você deseja escolher um anúncio que evoque esse sentimento.

Para os pais que estão focados em uma atividade, mas não necessariamente no karatê, você pode fazer algum tipo de comparação entre os diferentes esportes. Mostre uma criança no karatê e uma criança em outro esporte e compartilhe os benefícios que a criança está obtendo no karatê.

Para os pais que já estão interessados ​​em karatê, apresentar a oferta diretamente a eles com sinceridade pode ser exatamente o que você precisa fazer. Não funciona para todos, então você realmente precisa pensar sobre isso com uma mentalidade de marketing um-para-muitos.

Nº 3: REDIRECIONE SEUS LEADS COM ANÚNCIOS DO FACEBOOK

O nível três dessa estratégia para anunciar no Facebook é focado em redirecionar as pessoas que visitaram seu site ou se envolveram com você no anúncio no Facebook ou Instagram. Com base nas ações que eles realizaram, você os envolve desta vez.

O nível três é projetado para coletar qualquer uma das pistas que foram potencialmente perdidas ao longo do caminho.

Esses anúncios circulam para dizer: “Ei, parece que você se esqueceu de terminar de se inscrever para o mês grátis da escola de karatê para seu filho”. A mensagem se concentra em um senso de urgência, exclusividade, validação e garantia de que aceitar sua oferta é uma boa jogada para eles.

CONCLUSÃO

Ao desenvolver uma estratégia para anunciar no Facebook para uma empresa local, a maioria das pessoas faz isso da maneira errada. Seguir a estrutura de três partes deste artigo ajudará você a fazer com que cada real investido tenha sentido.

Decida quais serão seus avatares para o nível um. Escolha um vídeo e um tópico de blog que funcione bem para eles.

Para o nível dois, já tenha sua oferta em vigor. Isso é importante porque seu conteúdo educacional precisa estar vinculado à sua oferta.

Para o nível três, identifique quais ações alguém precisa realizar para ver esses anúncios. Também faça uma lista dos ativos que você possui, como depoimentos de clientes e imagens de antes e depois – qualquer coisa que realmente mostre seu ponto de vista para esse público. Estabeleça os destinos de pouso para cada um, o que também determinará seus objetivos.

Veja sobre o papel de um gestor de tráfego pago e como ele deve trabalhar com estas ferramentas, clicando aqui.

Se está pensando contratar um gestor de tráfego, veja este artigo. Talvez ele pode ajudar você.