Um gestor de tráfego é a pessoa responsável por administrar os anúncios, seja on-line ou negócio local. Sua principal função é a de fazer os anúncios atingirem ou aparecerem para as pessoas certas, pelo menor investimento possível.

Primeiro e antes de tudo, é bom saber que um gestor de tráfego lida com várias questões relacionadas ao gerenciamento de tempo, gerenciamento de projetos, organização de tarefas e até mesmo atendimento ao cliente.

Segundo, eles geralmente garantem a execução de vários projetos, indo e voltando regularmente de sua equipe para seus clientes. Gestão de tarefas e gerenciamento de tempo são elementos cruciais no trabalho de um gestor de tráfego.

Atualmente, cabe ao gestor de anúncios distribuir as atribuições entre a equipe de criação ou marketing. Em seguida, ele também deve criar um cronograma aproximado para o desenvolvimento do projeto.

Existem várias partes envolvidas em um único projeto, incluindo os clientes ou partes interessadas. A equipe que entrega o projeto e a gestão da empresa fazem parte. Portanto, há várias pessoas para quem um gestor de tráfego responde.

 

Distribuição de tarefas

Eles precisam garantir que o projeto atenda às expectativas e prazos dos clientes e da equipe de gestão. Distribuindo as tarefas de forma eficiente e funcional. Entre as principais responsabilidades de um gestor de tráfego, está a supervisão da otimização de site.

Seu objetivo é aumentar o tráfego e promover uma conversão de leads bem-sucedida.

Dependendo do tipo de negócio, da marca, da indústria e dos serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa, um gestor de tráfego é responsável por implementar as estratégias de marketing digital adequadas.

O objetivo final é aumentar a probabilidade de o público-alvo se transformar de meros visitantes em clientes reais. O gestor de tráfego contribui para o desenvolvimento de tais projetos e, subsequentemente, supervisiona a realização oportuna de cada uma das diferentes etapas necessárias para atingir a meta de conversão.

 

A relação entre o gestor de tráfego e o cliente

Muitas vezes estratégias digitais eficazes, como otimização da taxa de conversão (CRO), pagamento por clique (PPC) e otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) são realizadas pela equipe de marketing no projeto de acordo com as necessidades e requisitos específicos dos clientes e/ou as partes interessadas envolvidas.

Contudo, um gestor de tráfego às vezes terá que tomar decisões se um cliente solicitar um prazo não razoável. Às vezes tomarão a decisão de otimizar o projeto se acharem que ele não está indo como desejado.

 

Quais são os pontos fortes de um gerenciador de tráfego?

Existem muitas nuances nas responsabilidades gerais de um gestor de tráfego.

Um gestor de tráfego qualificado não só terá as habilidades de liderança e marketing digital necessárias. Contudo, ele também será competente na gestão de um grupo de pessoas e na direção de um projeto. Fazendo assim o uso de excelentes habilidades de gestão de tempo e organização.

Os gestores de tráfego também têm grandes habilidades relacionais. São ela, colaborativas e de comunicação, que colocam em uso em suas interações com os membros da equipe e com os clientes.

 

Quais ferramentas eles utilizam?

Muitos profissionais desta área dominam ferramentas de anúncios, entre as principais estão Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, entre outros.

A verba é definida de acordo com estratégias, o volume de produtos e serviços, o prazo e vários outros detalhes. Um ponto importante que algumas pessoas confundem é que o gestor de tráfego não é responsável por criar imagens e vídeos para os anúncios, consequentemente quem faz isso é o designer ou social media da equipe.

 

Dicas para contratar um gestor de tráfego

Se você é proprietário de uma agência ou está pensando em contratar um gestor de tráfego para cuidar das suas campanhas é necessário ficar atento a alguns fatores, pois, a escolha do profissional certo irá influenciar nos seus resultados.

Por tanto, para contratar esse especialista:

  • Em primeiro lugar, peça um portfólio com referências de materiais de campanhas (vídeos, imagens e textos) e resultados.
  • Sobretudo, contate um cliente e/ou empresa que este profissional já trabalhou.
  • Antecipadamente, verifique quais são os conhecimentos sobre marketing de conteúdo que esse profissional tem vivência.
  • Peça um relatório de alcance, verifique as métricas estabelecidas e facilidade que o profissional tem em “traduzir” esses dados.
  • Contudo, responsabilidade e confiança são características fundamentais para esse profissional, pois, ele ficará responsável por administrar valores.