Pensando em contratar um gestor de tráfego? Então responda estas perguntas.

1- Você tem uma conta de anúncios do Google ou Facebook ou pretende começar a anunciar em uma destas plataformas?
2- Você gerencia, otimiza e revisa regularmente seus anúncios do Google ou Facebook?

Se você respondeu sim para a pergunta 1 e não para a pergunta 2, deve considerar a contratação de um gestor de tráfego pago para fazer seus anúncios. Pode ser um freelancer ou uma empresa de publicidade especializada em anúncios do Google ou Facebook (Facebook e Instagram).

Para executar com eficácia uma conta de anúncio, você ou seu gestor de tráfego devem revisar regularmente os resultados e otimizar suas campanhas. Isso inclui atualizar e testar o novo texto do anúncio, criativo, adicionar novas palavras-chave. Adicionar novas palavras-chave negativas, revisar termos de pesquisa e cerca de 100 outros itens que levam a uma campanha de anúncios do Google e Facebook Ads bem-sucedida.

Quando devo considerar a contratação de um gestor de tráfego para Google e Facebook Ads?

A princípio, se você é um comerciante/proprietário de uma empresa local, provavelmente seu dia será repleto de tarefas administrativas para fazer seu negócio crescer. Tentar vender seus serviços, criar novas atividades de marketing e fazer outras coisas para gerenciar seu negócio.

As pessoas perdem dinheiro o ano todo por não gerenciarem adequadamente uma campanha de anúncios no Google, Facebook ou Instagram porque a otimização contínua é necessária para uma campanha de sucesso.

Motivos para pensar em trabalhar com um gestor de tráfego pago:

Você não tem tempo: quando o tempo é escasso, especialmente para proprietários de pequenas empresas e negócios locais, as atividades de marketing são frequentemente colocadas em segundo plano até que se tornem absolutamente necessárias. Ao contratar um gestor de anúncios, você está pagando para alguém trabalhar ativamente em suas campanhas para trazer novos leads e economizar dinheiro, evitando cliques ou impressões com valores elevados, que podem estar esgotando seu orçamento.

Sobretudo, suas habilidades foram ao limite: o conjunto de habilidades é outra coisa a se considerar ao falar sobre a contratação de um gestor de tráfego pago. Você pode ter atingido um patamar como gestor de anúncios, o que pode ser frustrante ver seu desempenho estagnar. Com a contratação de um gestor de anúncios experiente em sua equipe, eles oferecerão uma nova perspectiva sobre sua conta, além de habilidades adicionais e truques para ajudar você a economizar dinheiro em sua conta e gerar novos leads para sua empresa.

Como faço para escolher o gestor de tráfego certo?

De antemão, há uma série de coisas a serem consideradas ao escolher um gestor de anúncios. Aqui estão três perguntas que você pode fazer a seus gerentes de anúncios do Google em potencial para ver se eles são adequados para o seu trabalho.

Quanto você custa e como você cobra pelos seus serviços? Alguns gestores de tráfego cobram uma porcentagem do orçamento de publicidade, enquanto outros cobram uma taxa mensal.

Com que frequência você revisará e otimizará minha campanha? A otimização contínua é fundamental, portanto, certifique-se de que eles verifiquem sua conta e otimizem regularmente.

Com que frequência e em que formato você apresentará relatórios? Um bom gestor de tráfego oferecerá acesso total à sua conta, portanto, dar uma olhada em suas campanhas não deve ser um problema. Mas receber um relatório regular do trabalho em execução e dos dados da conta é essencial para que você tenha uma boa ideia do desempenho de sua conta.

Acima de tudo, você é especialista no setor? Um bom gestor de Google e Facebook Ads é uma pessoa incrivelmente inteligente que pode descobrir as coisas rapidamente. Mas é uma boa ideia ver se o gerente tem experiência em seu setor, ou pelo menos trabalhando com clientes semelhantes ao seu.

Essas perguntas simples darão a você um conhecimento básico do gerenciador de anúncios do Google e Facebook para ver se eles são adequados para o seu trabalho. Obviamente, há muito mais perguntas que você pode fazer, mas elas devem estar no topo da lista.

 

Quais são alguns sinais de alerta que você deve procurar em um gestor de tráfego?

Semelhante a contratar qualquer pessoa para trabalhar em um projeto, existem alguns sinais de alerta a serem observados.

O gestor dá a você acesso total à sua campanha ou você só consegue ver alguns dos dados em seus relatórios mensais? Se o gestor de anúncios não der a você acesso total à sua campanha, isso é um sinal de alerta.

Você está pagando por um serviço de gestor de tráfego, então exija acesso total aos dados de sua conta. Uma maneira de manter todos na mesma página é conceder ao gerente acesso à sua conta. Dessa forma, você tem controle sobre quem tem acesso à conta e pode ver todos os dados conforme necessário. Eles estão gastando todo o seu orçamento mensalmente ou estão ficando curtos? Isso vai de mãos dadas com a pergunta anterior.

Com acesso total à sua conta, você poderá ver exatamente quanto dinheiro toda a campanha está gastando diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Sem acesso total à conta e apenas vendo um relatório mensal, você não teria ideia de quanto o gestor está realmente cobrando por seus serviços em comparação com quanto ele está gastando na conta.

E as Métricas?

Eles colocam métricas de bonitas aos olhos, como cliques e impressões em um pedestal, ou estão focados na geração de leads?

Os gestores que se concentram em métricas, como cliques e impressões, não têm o mesmo interesse que o seu em mente. Se eles não estiverem muito focados na geração de leads, ligações, envios de formulários de contato e qualquer coisa que faça você ganhar dinheiro, isso é uma bandeira vermelha.

Imediatamente, certifique-se de deixar suas intenções conhecidas ao falar com o gestor de tráfego e informe seus objetivos com antecedência.

O gestor de anúncio cobra uma enorme taxa de instalação e uma baixa taxa mensal? As campanhas de anúncios do Google e Facebook Ads podem fornecer resultados rápidos, mas requerem tempo e atenção constantes. Se o gestor de anúncios em potencial estiver cobrando um alto custo inicial e uma baixa taxa mensal, provavelmente não dará à sua conta a atenção contínua que merece.

Muitas agências simplesmente despejam uma lista enorme de palavras-chave em seus grupos de anúncios, configuram alguns anúncios e depois seguem em frente. Nem sempre é o caso, mas certifique-se de deixar claro para o gestor de anúncios que espera atenção contínua para sua conta e campanhas.

Devo contratar uma grande empresa de publicidade ou freelancer/pequena empresa de publicidade?

Sob o mesmo ponto de vista, existem muitos bons gestores de anúncios do Google e Facebook Ads no Brasil. Alguns trabalham para grandes empresas de publicidade e outros para pequenas empresas ou freelancers. Eu geralmente digo que é uma escolha pessoal de com quem você trabalha, mas espero que esta seção lhe dê uma ideia de como diferentes empresas operam.

Assim também, como alguém que já trabalhou para ambas as empresas e como freelancer, obviamente tenho uma opinião sobre este assunto, mas farei o meu melhor para apresentar factos e não opinião.