Neste artigo, você vai entender a importância de contratar um gestor de tráfego para trabalhar os anúncios da sua empresa no facebook ads, Instagram ads e Google ads. Vou falar sobre esta profissão que vem crescendo muito dentro do seguimento do marketing digital.

Mas afinal, o que é um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é a pessoa que se encarrega de criar, monitorar e gerenciar as estratégias para um anunciante nas redes sociais, com objetivo de vendas, entre outros. Estes profissionais são responsáveis por planejar as campanhas de tráfego pago, escolher o tema dos criativos, monitorar a performance e fazer as alterações necessárias para que elas funcionem bem. Uma vez que o anunciante tenha definido os seus objetivos e as suas estratégias de marketing, a função do Gestor de Tráfego é publicar, monitorar e fazer melhorias.

Anunciando com um gestor de tráfego pago

O que faz um gestor de tráfego?

Deixe o gestor de tráfego entender seu negócio, trabalhar estratégias de tráfego pago e também monitorar os resultados dos anúncios para que a sua empresa possa ter um bom retorno sobre o investimento. Desse modo, ele alcança todas as pessoas e ainda gera um grande volume de tráfego para o site, ou outros objetivos de campanha. Mas fique atento, pois é preciso alinhas as expectativas.

O gestor faz estrategicamente um mapeamento das pessoas que ela busca alcançar e a seguir desenvolve uma estratégia para atraí-los. No geral, este profissional monitora os resultados e muda as regras quando necessário.

Como gestor de tráfego online, ele pode atuar como parte da equipe ou em uma posição independente. Porém, se você contratar uma agência, este profissional de tráfego pago poderá ser o responsável por todas as etapas da elaboração e depois executar a mesma.

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Para que serve um gestor de tráfego online?

Ele é responsável pela gestão de tráfego, por criar, monitorar e gerenciar campanhas de tráfego pago, com a finalidade de tornar seu site, produto ou serviço visível para as pessoas certas. Ele avalia os dados de desempenho do anunciante e dos seus concorrentes para determinar qual o melhor custo por cliques (CPC) e tenta alcançar os objetivos de vendas e conversão.

O gestor de tráfego melhora as campanhas de gestão de tráfego através da monitorização dos dados (CPC, ROI), avaliações do canal e concorrentes, entre outras coisas. Ele realiza testes e estatísticas dos resultados, aumentando ou diminuindo as métricas de performance (ROI) se for necessário.

O profissional de tráfego pago também usa ferramentas como Analytics, HotJar e o que for preciso para realizar a monitorização dos resultados e entender qual a métrica que está dando certo ou errado. Para isso, ele analisa dados como os seguintes:

· Número de visitas totais do site;

· Quantidade de conversões através do site;

· Ou seja, ao contratar o profissional que domina o assunto, sua empresa vai focar em resultados claros. Por fim, é importante salientar que o gestor de tráfego, também pode ser responsável por executar os anúncios e gerenciar as campanhas de tráfego pago.

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O que um gestor de tráfego precisa saber?

A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas conhecem e compram. Hoje em dia, o que as pessoas querem é encontrar respostas rápidas em na mídia online. As pessoas também estão disponíveis para comprar on-line e aproveitar as promoções.

Portanto, se um anunciante quer ser bem-sucedido no Facebook Ads, Instagram ads ou Google Ads ele precisa ter certeza que seu site está funcionando corretamente e disponibilizando respostas rápidas para as pessoas que estão acessando o site.

Aí entra o profissional de tráfego pago.

A maioria sabe disso, mas você também precisa saber que:

· Seus concorrentes podem ter um custo por clique mais baixo;

· Seus concorrentes podem ter mais conteúdo do que o seu site;

· Seus concorrentes podem estar na sua frente com anúncios pagos.

Para compensar essas desvantagens, você precisa trabalhar a sua estratégia de tráfego pago em outras métricas de performance como conversão e volume. Uma estratégia inteligente e uma boa gestão de tráfego, pode compensar as desvantagens do seu site.

Contratar um Gestor de Tráfego

Quem é um profissional como esse?

Consultores de tráfego pago, que seguem uma estratégia de foco e transformação de empresas, através da realização de investimentos com a finalidade de promover uma estratégia gerando tráfego para o site da sua empresa. Geralmente, um gestor desenvolve uma estratégia focado em resultados e negócios, mais não necessariamente um profissional que possa fazer o design de anúncios. Apenas alguns profissionais podem exercer esses dois papéis.

Porém, é importante salientar que o Instagram sempre pode ser usado através de uma estratégia de custo por clique baixo para realizar a conversão do seu cliente. Um comentário: fique sempre atento aos gastos. Os gestores podem deixar passar despercebido este assunto e gerar resultado abaixo do esperado.

Gestor de tráfego x Agência de Marketing Digital.

Os gestores de tráfego são essencialmente uma extensão do departamento de marketing da empresa, que gera as campanhas e especifica as campanhas de tráfego pago. A grande maioria das pequenas e médias empresas não podem contratar uma agência de marketing digital para criar as campanhas do Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads para si. Por isso é importante conhecer a figura do Gestor de Tráfego que nos últimos anos vem se tornando cada vez mais necessário. Mas isso não significa que vai ficar abaixo do valor de uma agência de marketing digital.

Gestor de Tráfego

Gestor de tráfego para evidenciar seu negócio.

Uma forma de manter o seu negócio em evidência no mercado é contratando um gestor de tráfego que tenha experiência em marketing digital. Assim ele vai conseguir gerar mais alcance.

Esse tipo de marketing é um processo que vai permitir direcionar as campanhas publicitárias para os usuários da web, através do uso de diversas ferramentas, pagas ou gratuitas.

Essas ações permitem que as pessoas façam contato com sua empresa sem sair dos computadores e também recebam anúncios via remarketing diretamente no celular ou no computador.

A importância do tráfego orgânico X pagos.

O tráfego orgânico é aquilo que o usuário conseguirá buscar por conta própria nas redes sociais ou no Google, não sendo necessário qualquer tipo de campanhas pago.

É importante destacar que um bom resultado desse tipo de tráfego é ações para as quais se possa investir muito bem.

O objetivo é saber quais são os canais e também as estratégias que proporcionam maior tráfego à essas empresas.

O tráfego orgânico, ao contrário do tráfego pago, é o método usado pelas empresas de maneira natural e espontânea. Esse tipo de investimento conseguirá uma boa estrutura e também grandes resultados para os empreendedores, pois seus resultados nem sempre são imediatos.

De modo geral, esse tipo de marketing digital consegue usar estratégias de oferta de conteúdo orgânico que teve bom resultado, transformando em anúncios (mídia paga) já testados.

Assim, este Ads é distribuído através da internet e também envolve a divulgação das marcas e produtos pelos mais diversos meios, na busca de melhores resultados.

Por isso, essas práticas são baseadas na mídia social, que consegue promover dentro da criação de conteúdo para os usuários através das redes sociais. A publicidade online é um dos exemplos de marketing digital e é muito utilizada porque atinge pessoas do mundo inteiro, bastando apenas um computador ou uma internet wi-fi.

Sobre objetivos de campanhas.

É importante que as empresas tenham conhecimento desse tipo de marketing para que possam escolher a melhor estratégia de marketing para cada tipo de negócio. No entanto, é necessário cuidado em relação a esse tipo de investimento, pois precisa ser muito bem planejado e definido.

Existem vários profissionais que realizam esse tipo de trabalho, como por exemplo o marketing digital.

Existem diversas empresas que realizam o trabalho de gestor de tráfego na internet, entre elas estão o especialista Daniel Bogo.

Isso porque essas empresas possuem uma grande quantidade de usuários que podem ser alcançados pelos anúncios destinados à promoção das marcas e produtos online.

Sobre como o gestor de tráfego precisa ser habilidoso.

Para realizar um marketing digital de gerenciamento de tráfego, é necessário ter conhecimento a respeito das campanhas de pesquisa e principalmente das redes sociais.

E isso se aprende principalmente no campo de batalha e não em cursos. Por isso, o gestor de tráfego precisa ser muito habilidoso para que possa obter resultado de suas campanhas.

Para o trabalho desse profissional, é necessário recorrer a ferramentas como o Google Analytics e também o Facebook Insights, que permite analisar as estatísticas da página.

Sobre como o gestor de tráfego precisa estar antenado.

Esse profissional também precisa estudar muito bem o mercado, para que possa usar a internet como uma excelente ferramenta de divulgação das marcas e produtos online.

O gestor de tráfego precisa saber interpretar a pesquisa de mercado para que possa expandir e também melhorar o resultado das campanhas publicitárias.

Ele precisa conhecer muito bem o trabalho do SEO, porque é essencial para garantir o engajamento dos usuários nas redes sociais.

Segundo um estudo feito pela IBM, o Brasil é o segundo país que mais investe em publicidade digital e cursos na área.

Ainda de acordo com essa pesquisa, 63% das marcas já fizeram publicidade online e essa prática faz com que o número de usuários da internet cresça a cada dia.

Esse tipo de trabalho proporciona uma grande oportunidade para as empresas, pois elas podem atingir um grande público em menos tempo.

De modo geral, o marketing digital consiste na execução de diversas ações pelas redes sociais e também pela internet e que possam gerar tráfego para o site da empresa.

Esse tipo de marketing não possui custos e também é uma boa opção para quem está começando a fazer investimentos on-line.

Marketing Digital e Gestor de Tráfego

Outras dúvidas comuns sobre a profissão de gestor de tráfego:

1. Quais os cursos para ser um gestor de tráfego?

A pessoa que deseja se tornar um gestor de tráfego precisa estudar muito bem, principalmente sobre os principais softwares, tanto o Google Analytics quanto o Facebook Insights e também SEO.

Além disso, recomenda-se que se tenha conhecimento a respeito da estrutura dos anúncios do Google Ads para que possa ter mais facilidade na execução das campanhas publicitárias.

Com Alex Vargas você vai aprender muito sobre criar posts, gerenciamento de redes sociais, sobre acompanhar relatórios de alcance. Também vai aprender a analisar resultados e assuntos relacionados sobre como investir corretamente nesta profissão. Conheço muitas pessoas que fizeram o curso dele e se tornaram ótimos gestores.

Uma boa referência quando se fala em cursos, é a Comunidade Sobral. Muitas pessoas aprendem muito através de suas lives no Youtube.

Outra dica quando penso em cursos, agora sobre anúncio de pesquisa, é o especialista Tiago Tessmann. É certo que você vai aprender muito com ele.

2. Qual o tempo de estudo para ser um gestor de tráfego?

Para se tornar um gestor de tráfego, a pessoa precisa estudar bastante, principalmente sobre as melhores ferramentas para esse tipo de trabalho.

Por isso, o tempo que se gasta nesse estudo pode variar de acordo com a habilidade do profissional. Mas é importante observar que enquanto mais conhecimento o gestor de tráfego tem mais tempo ele leva para realizar determinada tarefa.

3. Quem pode ser um gestor de tráfego?

Para se tornar um gestor de tráfego, a pessoa deve ter conhecimento de como aplicar certas técnicas para gerar uma boa quantidade de visitantes para o site da empresa.

Portanto, qualquer pessoa que deseje se especializar nesse tipo de trabalho tem todas as oportunidades para se tornar um ótimo gestor de tráfego.

Sobre a importância do público alvo para o tráfego pago.

Público é todo indivíduo específico ou segmento de consumidores ao qual se deseja direcionar uma mensagem comercial. Eles podem ser definidos por diversos critérios, como idade, sexo, localização geográfica, estilo de vida, hobbies, preferências e também interesses.

No marketing digital, a construção correta dele possui uma grande importância para as empresas que desejam se comunicar adequadamente com os clientes. Dessa maneira, é necessário que o gestor de tráfego tenha bastante conhecimento dobre este assunto, assim a mídia paga terá um melhor retorno.

Sobre campanhas com objetivo em vendas.

Antes de criar uma campanha, o profissional deve alinhar com o contratante sobre qual seu objetivo com a criação dos anúncios para então planejar e executar. Tudo dentro das expectativas do cliente, mostrando as possibilidades.

Quando o gestor de tráfego é contratado, ele deve ouvir o contratante, mas também é bom colocar seu ponto de vista. Assim, as expectativas ficam bem alinhadas desde o início.

Quando o objetivo da campanha é a de vender, o gestor de tráfego pode utilizar diversas estratégias na plataforma do Google. Vou listar algumas:

– Rede de Pesquisa – Neste caso, o seu Ads irá aparecer para pessoas que estão procurando por produtos e serviços igual ao que você está anunciando.

– Rede de Display – São anúncios em imagens que aparecem em sites parceiros da plataforma, como blog’s e sites de notícias.

– Youtube – O Youtube é a maior plataforma de vídeo no mundo. É também o segundo maior site em número de visitantes. O Youtube possui diversos formatos para anunciar os produtos e serviços online da empresa, que podem ser publicados nos vídeos do próprio site.

O Youtube além de ser uma ótima ferramenta para anunciar os produtos e serviços da empresa, também é uma excelente opção para promover o bom nome da marca.

Como posso contratar um Gestor de Tráfego?

Você pode admitir um gestor de tráfego nas redes sociais, funciona bem no LinkedIn. Você pode também postar em sites de classificados ou buscar fora das redes sociais para encontrar um profissional competente nesta área.

Você deve contratar uma agência?

Vale a pena se pensar na contratação de uma agência para cuidar da sua publicidade digital, ou apenas admitir um gestor de tráfego. Isso dependerá das características de sua empresa, da estrutura que tem disponível e também do número de necessidades de marketing digital. Mostrando prós e contra, dentro de informações objetivas.

Gestão de tráfego no Twitter Ads

O Twitter é uma plataforma que funciona para interagir com seus seguidores de maneira rápida e participativa. Além de possuir uma ótima estratégia de tráfego pago (mídia paga), você pode fazer anúncios no twitter que funcionam muito bem para gerar tráfego.

O twitter ads utiliza a publicidade numa engrenagem diferente da tradicional, através do potencial da rede social.

Seu objetivo é exibir anúncios nas horas que ela sabe que os usuários tem mais potencial de cliques, e com isso gerar tráfego para o site da empresa através do tráfego pago.

Então, o usuário vai ver uma versão do seu Ads que funciona como uma pequena propaganda no twitter.

O pagamento do twitter ads pode ser feito por clic ou impressão, e você também pode definir se deseja que os anúncios tenham a capacidade de mostrar apenas como parte da linha de pesquisa sem necessidade de cliques.

Gestão de tráfego no LinkedIn Ads.

A maior rede profissional do mundo, o LinkedIn sabe como atrair os consumidores. Ela precisa da sua ajuda para atingir seu objetivo de encontrar as melhores pessoas e empregar competências digitais.

Outra vantagem do LinkedIn é que ele tem o potencial de colocar seu público passando por um currículo on-line, e com isso aumentar as chances de divulgar seus serviços entre pessoas que estão procurando por um serviço com o qual seu negócio possui experiência.

Então, é bom você entender quais são os benefícios de utilizar o LinkedIn Ads?

Querendo gerar mais leads para a sua empresa, a maneira mais rápida é por meio de uma estratégia no LinkedIn.

A plataforma permite o uso de ferramentas que aumentam as chances do seu anúncio ser visto, como:

– Melhores horários para exibição do anúncio,

– Não tendo que publicar todo dia.

Então, o LinkedIn também oferece a possibilidade de segmentação e customização dos anúncios para o target da empresa, como por exemplo carreiras e profissões.