Se você está fazendo anúncios no Google Ads (link da plataforma) por conta própria e não está conseguindo bons resultados, veja algumas dicas que podem ajudar você a atingir melhores resultados.
1- Aprenda a usar as ferramentas corretamente
Anúncios publicitários são mais baratos no Google Ads do que na maioria das outras plataformas de publicidade digital, mas os custos podem subir rapidamente se você não souber utilizar corretamente o recurso. Você pode testar vários títulos e texto para ver quais recebem mais cliques, quanto estes cliques custam em termos reais (essa é uma das principais regras do marketing de resultados – ver os custos reais) e descobrir que um anúncio com um texto de baixa qualidade pode estar gerando mais resultados do que outro, apesar de ser mais caro em termos de CPCs.
2- Teste diferentes formatos de anúncios no Google Ads
Muitas vezes, as pessoas usam formato Standard (ótimo para quem tem planejado campanhas bem focadas em uma palavra-chave ou fazem testes onde tudo é randomizado). Este tipo de campanha tende a cobrar taxas mais altas do que outros formatos. É importante analisar os diferentes tipos de formatos disponíveis antes de começar a fazer campanha. Na hora de testar, lembre-se sempre de colocar a mesma palavra-chave em todos os formatos para que você possa comparar resultados e ver qual funciona melhor.
3- Faça anúncios exclusivamente no site ou apenas nas buscas?
Se seu objetivo for trazer lead qualificado através do Google Ads, é interessante definir uma campanha exclusivamente para o site e outra para a busca. Uma boa dica é criar um objetivo de conversão (Newslettters, Registros, etc) em uma campanha que não tenha esse tipo de objetivo configurado no grupo de palavras-chave. Assim você consegue medir o valor gerado por estas visitas nas duas modalidades.
4- Faça testes com diferentes horários da semana/dia do mês
Muita gente não sabe, mas o tempo de duração do anúncio é também uma variável a ser levada em consideração. Em campanhas que não são apenas por palavra-chave, mas também por local, você pode determinar diferentes horários para as campanhas e seus grupos de palavras-chave. É importante testar os resultados/conversões na data com maior movimento e diminuir o valor dos custos por clique quando estiver fazendo isto.
5- Não tenha medo de mudar a estratégia no Google Ads
Olhe para o seu histórico de campanhas e note os resultados. Se um grupo novo tem melhores resultados que todos os outros, esteja pronto para mudar a estratégia. Se não tiver tempo hábil para fazer essa análise sozinho, contrate outra pessoa que possa ser responsável por isso no seu negócio, pois é importante manter um controle constante das variáveis da sua campanha.
6- Alinhar as publicidades com os objetivos do negócio
Faça algumas perguntas importantes antes de começar publicidade digital no Google Ads: Qual o objetivo da campanha? Que tipo de resultado você espera? Quais grupos de palavras-chave você escolherá para determinar se a campanha está atingindo o objetivo? Seu trabalho é definir as respostas a essas perguntas e fazer testes constantemente. Isso vai te permitir tirar maior proveito do dinheiro investido.
7- Não tente exagerar usando anúncios no Google
Muitas empresas tentam fazer campanhas publicitárias tão baratas quanto possível, mas acabam tendo resultados melhores com uma taxa maior. É necessário entender seus custos reais e o que poderia estar causando este problema, pois nada é gratuito no mundo dos negócios. Se encontrar dificuldade de manter sua anúncio principal dentro do limite orçamentário, adicione outros grupos de palavras escolhidos previamente para que você possa alcançar sua meta de conversões sem ter que abrir a torneira para baixo.
8- Adapte seus anúncios conforme as fases da jornada do cliente
Algumas áreas como marketing e gestão podem desviar o foco do objetivo inicial, então é preciso ter cuidado com os custos que começam a subir. Ao fazer mudança de um grupo de palavras-chave (campanha) ou campanha, você pode adaptá-la para um público mais específico. Para isto, você precisará estar constantemente atento às ações da sua empresa para adaptar seu planejamento e uso de conversão para exibir publicidade relevante aos resultados alcançados pelas campanhas antigas.
9- Não tente substituir tudo com Google Ads
Algumas pessoas que experimentam o sistema Google Ads acabam desapontadas por não ganhar dinheiro assim que colocaram anúncios no site. É natural esperar resultados imediatos, mas não se esqueça de que a publicidade digital requer trabalho contínuo e planejamento. É necessário definir sua estratégia e criar um plano de ação antes de colocar campanhas no Google Ads.
10- Controle frequentemente as informações da campanha
Você precisa ler os relatórios diariamente para ter uma visão atualizada sobre o seu orçamento e resultados obtidos. Escolhendo as ferramentas certas, você poderá colocar estes dados em gráficos para consulta rápida e fazer um acompanhamento mais objetivo das atividades.
Conclusão: O fato de você poder alcançar uma enorme quantidade de usuários em um único clique faz com que este meio publicitário seja um dos mais caros do mundo, mas não o impossibilita de atrair e conquistar novos clientes. É essencial planejar cada passo da sua estratégia antes de começar a exibir anúncios para ter bons resultados. Escolhendo bem os grupos de palavras-chave, separando campanhas entre elas e personalizando
Sugestão: Quer saber um pouco mais sobre o Google Ads? Então leia este artigo!